Briefing - Conjunto de dados comerciais ou de marketing que servem de base para estudos de promoção e merchandising, elaboração de campanhas e confecção de peças em geral.
Considerado por muitos como ponto de partida de qualquer planejamento ou projeto, é a oportunidade que o cliente tem de expor o problema a ser resolvido e o contexto em que ele se encontra:
Desenvolvimento de web sites ,
Reestruturação de marca,
Lançamento de produtos,
Anúncios em geral ou qualquer outro material.
Junto com o briefing temos o levantamento de dados, onde o cliente e o pessoal de desenvolvimento irão reunir material para referência do projeto em questão.
Podemos dizer então que o briefing é um relatório que abrange vários dados sobre o cliente, empresa e produto. Então veja abaixo alguns itens que são fundamentais:
- Características atuais
- Estrutura
- Funcionamento
- Formas de distribuição
- Atendimento
- Situação no Mercado
- Historia
- Qualidade
- Inovação
- Métodos
- Capacidade de produção
- Embalagem
- Preços
- Ofertas Especiais
- Situação do Consumidor
- Quem é
- Faixa Sócio Econômica
- Idade
- Sexo
- Raça
- Opção Religiosa
- Localização Geográfica
- O que espera do produto
- Receios ou bloqueios com relação ao consumo do produto
CONCORRÊNCIA
- Como anda o produto ou serviço comparado a concorrência
- Estatísticas de Venda
- Filiais
- Marketing já utilizado
0 comentários