COMPOSIÇÃO E PROJETO

BRIEFING  

Postado por SOL

Briefing - Conjunto de dados comerciais ou de marketing que servem de base para estudos de promoção e merchandising, elaboração de campanhas e confecção de peças em geral.

Considerado por muitos como ponto de partida de qualquer planejamento ou projeto, é a oportunidade que o cliente tem de expor o problema a ser resolvido e o contexto em que ele se encontra:

Desenvolvimento de web sites ,
Reestruturação de marca,
Lançamento de produtos,
Anúncios em geral ou qualquer outro material.

Junto com o briefing temos o levantamento de dados, onde o cliente e o pessoal de desenvolvimento irão reunir material para referência do projeto em questão.
Podemos dizer então que o briefing é um relatório que abrange vários dados sobre o cliente, empresa e produto. Então veja abaixo alguns itens que são fundamentais:

EMPRESA

  • Características atuais
  •  Estrutura
  •  Funcionamento
  •  Formas de distribuição
  •  Atendimento
PRODUTOS
  • Situação no Mercado
  • Historia
  • Qualidade
  • Inovação
  • Métodos
  • Capacidade de produção
  • Embalagem
  • Preços
  • Ofertas Especiais
CONSUMIDOR
  • Situação do Consumidor
  • Quem é
  • Faixa Sócio Econômica
  • Idade
  • Sexo
  • Raça
  • Opção Religiosa
  • Localização Geográfica
  • O que espera do produto
  • Receios ou bloqueios com relação ao consumo do produto 

CONCORRÊNCIA
  • Como anda o produto ou serviço comparado a concorrência
  • Estatísticas de Venda
  • Filiais
  • Marketing já utilizado
Ou seja, conhecer o seu cliente é super importante, e o Briefing vai guiá-lo para atingir ao máximo as expectativas do cliente o que é o grande segredo para realizar um site de sucesso.

This entry was posted on quinta-feira, outubro 09, 2008 and is filed under . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários