COMPOSIÇÃO E PROJETO

MARCAS, LOGOMARCAS, SÍMBOLOS E LOGOTIPOS  

Postado por SOL

AFINAL DE CONTAS, É CERTO DIZER “LOGOMARCA”?

De fato, como sendo uma “gíria” da comunicação, o termo logomarca não chega a ser o nome mais correto quando você quer falar sobre a marca de uma empresa. Na verdade, o conceito técnico exige alguns termos, dependendo de cada detalhe que envolve o conjunto da imagem artística da marca de uma empresa:

O conceito de logomarca, logotipo e logo podem ser compreendidos como o símbolo máximo que reconhece a empresa no mercado, estas denominações são específicas e possuem suas diferenças mas todas são corretas para a compreensão da empresa de uma forma visual. Tanto logomarca quanto logotipo reúnem as características da marca como conjunto de letras, números, figuras, ilustrações com cores, formas e símbolos agindo como uma roupa que veste a empresa e a faz ser notada.

01. MARCA

Agora sim, o termo mais correto tecnicamente para se aplicar ao conjunto de elementos gráficos que representam o nome de maneira artística de uma empresa, onde esta pode ter em sua composição gráfica: símbolo e/ou logotipo como meios de comunicação. Há também o que chamamos de Identidade Visual, onde este termo denomina todo o conjunto de itens gráficos (tipografia, cores, formas) que determinarão a comunicação publicitária de uma marca e/ou empresa (marca, cartões, modelos de papéis-cartas, fachadas, aplicação e comunicação em carros, caminhões-baús etc).Agora, há casos também em que se convém falar um dos termos abaixo, para cada situação específica. Vejamos então:
A marca - em um contexto geral - é a combinação de um SÍMBOLO e um LOGOTIPO. Pode acontecer destes serem utilizados separadamente e, mesmo assim, representá-la de forma satisfatória. Exemplo disso, é a marca da empresa de produtos esportivos NIKE, onde somente o símbolo “swoosh” ou o logotipo “NIKE” são utilizados em suas peças, como casacos, tênis, raquetes, etc. Ambos já representam a marca e aparecem, apenas em raríssimas ocasiões, juntos.

02. Símbolo 

Termo dado ao “desenho” ou forma(s) que pode-se incluir no conjunto de uma marca. Exemplo:

Respectivamente, as marcas acima de: Bradesco, Chevrolet e Mercedes-Benz estão representadas por um símbolo, porém todas elas possuem uma tipografia que complementa a idéia da marca, reforçando o nome em si, porem existe uma ênfase ás formas.

SÍMBOLO - Desenho de uma figura abstrata ou figurativa que faz parte da marca. No caso que estamos usando como exemplo, o da marca NIKE, o símbolo é aquela “voltinha” que aparece na maioria das laterais dos tênis da referida marca, o “swoosh”. Este é o SÍMBOLO da Nike


O símbolo deve, de alguma forma, possuir características que permitam a quem o observa intuir sobre seu significado ou os atributos do produto ao qual este está relacionado. O símbolo da ONG “Care” por exemplo são várias mãos como se fossem sujas de tinta e impressas no papel. Isto transmite a idéia de CUIDADO , ATENÇÃO e, sua representação, parecendo serem mãos impressas na tinta, remete ainda ao trabalho paralelo com CRIANÇAS. Portanto, apenas o símbolo, neste caso, já transmite o conceito, mesmo sem se utilizar da palavra “CARE” (cuidado em inglês).
Outro exemplo de símbolo que transmite bem seu conceito é o da marca PUMA. Também do segmento esportivo, seu símbolo é a silhueta de um felino puma, em pleno salto. O que denota velocidade e agilidade, atributos que todo atleta deseja ter.
 
Quando falamos, por exemplo, “a marca da Shell”, ou “a marca da Volkswagen”, estamos na verdade nos referindo ao SÍMBOLO, destas marcas.
No caso da Shell, uma concha e, no caso da Volks, as iniciais das palavras alemãs que são a marca V e W (Volks = povo / Wagen = condução - ou seja: carro popular). O V está sobre o W envoltos em um círculo, com um fundo azul. Ideal para ser aplicado nos painéis e traseiras dos automóveis.

Outro símbolo muito famoso - que é basicamente uma ilustração monocromática - é o da multinacional alimentícia Nestlè. Este foi inspirado no nome do fundados da empresa, o Sr. Henri Nestlè. O símbolo é um ninho em razão do sobrenome do Sr. Henri. A palavra NEST, em inglês, significa NINHO, e daí o sobrenome Nestlè. O símbolo, que é um ninho com 2 filhotes e a mãe pássaro os alimentando remete à alimentação (claro) e ao cuidado familiar, principal linha de mercado da marca, com papinhas, suplementos alimentares, achocolatados e etc.
Como vocês podem notar, os bons profissionais têm razões e motivos para desenvolver símbolos que serão pertinentes à marca em questão. Um símbolo não deve ser apenas uma “conceitualização sem fundamento e apenas esteticamente interessante”.


03. LOGOTIPO

Para os que ainda têm dúvida sobre a expressão logotipo, a explanação é fácil. Logotipo é o nome de uma empresa, serviço, etc com uma tipografia específica e que diferencie a palavra do lugar comum. Tal tipografia (letras) pode ser feita com elementos ilustrativos misturados a ela, como florais e elementos gráficos. Pode ser também uma tipografia com pequenas alterações como, por exemplo, o logotipo da gigante da informática MICROSOFT.
Outro exemplo claro de LOGOTIPO é o nome da marca INTEL INSIDE, onde o nome está escrito com uma disposição das duas palavras uma sobre a outra e com uma letra ligeiramente cursiva.

“Tipo” significa grafia, sendo assim, uma marca representada graficamente através do uso de uma tipografia estilizada (letras). Exemplo:
Já aqui, as marcas, respectivamente: Google, Metallica e Coca-Cola, são representados por somente uma grafia estilizada. São os logotipos de suas marcas e não necessitando de um símbolo visual para complementar.

E, finalmente, o uso desses dois elementos na composição geral da marca:
 

Notem a combinação acima, estas usam os dois elementos: símbolo e logotipo.

Lembrando:

LOGOMARCA – Significa forma particular como o nome da marca é representado graficamente

LOGOTIPO - Significa palavra marca.

This entry was posted on quinta-feira, outubro 09, 2008 and is filed under . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

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